DECORAÇÃO

Projetos contemporâneos valorizam piscina e espaço gourmet

As áreas de lazer são as atuais estrelas de um projeto contemporâneo.
Estes espaços (área gourmet e piscina), anteriormente construídos com certo distanciamento da casa, são hoje completamente integrados ao imóvel, facilitando a circulação e o uso de todos os ambientes.
Segundo o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, os projetos integrados refletem a maneira como as famílias vivem atualmente.
“Observamos que o espaço gourmet vem sendo usado também como cozinha principal da casa em festas e reuniões. Isso ocorre no caso de pessoas que gostam de cozinhar cercada de amigos e parentes. Um projeto integrado oferece conforto e praticidade tanto para quem recebe, como também para os convidados”, disse ele.
A mescla de estilos nestas áreas pode e deve ser feita.
Mobiliário com design arrojado em aço inox, bancada de trabalho com linhas curvas, cooktop moderno e eletrodomésticos de última geração convivem harmoniosamente com a rusticidade do fogão à lenha e do forno bola para assar pizza.
Entre as delícias de uma boa área de lazer, a piscina é sem dúvida a parte mais refrescante do ambiente. Ela pode ser equipada com spa, prainha, barzinho, e queda d’água. Complementando o ambiente é possível projetar também uma bela sauna, sala de ginástica e chuveiro.
Nos projetos executados por Kílaris, a piscina e seu entorno são o coração e a alma da casa. As formas orgânicas, estilo do profissional, refletem as curvas encontradas na natureza.
Bares aquáticos com banquetas de inox dentro da água e prainhas, onde as crianças podem brincar tranqüilas e as espreguiçadeiras são colocadas para quem quiser tomar sol, são soluções inteligentes que conferem beleza e conforto ao projeto.
Pequenas ilhas com plantas verticais localizadas dentro da piscina ajudam a compor o clima natural. O arquiteto deixa sua marca em todos os detalhes do projeto e por isso mesmo faz questão de assinar o design das duchas construídas no ambiente, garantindo assim a harmonia de formas e materiais.
Toda a beleza desse espaço precisa ser realçada no período da noite. É fundamental pensar no projeto de automação e luminotécnico, tanto no paisagismo como na piscina. O uso de fibra óptica e leds nesses casos são interessantes, pois possibilitam a troca temporizada de cores.
O piso mais indicado para ser colocado em volta da piscina é o atérmico, mas a pedra natural também pode ser usada. O importante é que a textura do revestimento evite acidentes na área molhada. É possível mesclar a pedra com um deck de madeira. Para atender os anseios daqueles que se preocupam com as questões de sustentabilidade, o mercado já oferece materiais que substituem a textura e cor da madeira.
A borda pode ser de mármore branco rústico, que valoriza e realça as formas. Atualmente existem diversos revestimentos para as piscinas. A pastilha de porcelana especial é uma excelente opção. Com tamanhos e cores diferentes, é possível criar um cenário que reproduza o fundo do mar. Usando tons de azuis mais claros e escuros, é possível conseguir essa diferença de profundidade.
“O mais importante é que, quando tornamos a área da piscina atraente, com paisagismo, cascata, espaço gourmet, e aquecimento da água, ela ganha status e destaque, por ser o lugar mais gostoso para ficar com os amigos e a família. Sendo assim, ela pode ser usada tanto no verão como no inverno, pois não há nada mais agradável do que contemplar a natureza dentro de nossa própria casa”, disse Kílaris.

CategoriasDECORAÇÃO